quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como acompanhar meus gastos
Sem dúvida tem que estar tudo no papel ou no eletrônico. Não adianta falar que está tudo na cabeça. Quando você coloca no papel, não sei como acontece, mas vem a mágica da multiplicação e aparecem muito mais coisas do que você pensava que devia.
Não adianta colocar somente as dúvidas grandes, você não deve só isso, tem que colocar tudo, e quando falo tudo é tudo mesmo. Depois que você colocou tudo que você tem para pagar daí você colocar quanto pretende gastar com outras coisas. Vamos lá para os exemplos, você vai colocar todos os custos fixos que você tem para viver, ou seja, aluguel, parcela do carro, luz, água, escola, faculdade, etc. Esse valor você já sabe quanto é, daí vem o quanto você pretende gastar com outras coisas como supermercado, gasolina, restaurante, cinema etc.
Lembrando que antes disso você tem que colocar seus ganhos, ou seja, o salário. Não adianta colocar tudo isso sem saber se você tem como pagar. Precisamos gastar menos do que ganhos, isso é clássico. Uma planilha vai ajudar bastante nesse processo, eu já uso a minha desde 2007, quando meu chefe da época me apresentou ela. Ele disse, na época que tinha quer ser uma coisa bem prática para dar preguiça de preencher e analisar. De fato, ela é super prática, lado esquerdo ganhos e lado direito gasto, no fim fazem a conta de ganho menos gasto e pronto, você consegue muito fácil identificar quanto sobrou ou quanto faltou, e se faltou aí está o problema. Você realmente está gastando mais que ganha. Como resolver? Ou você arruma mais uma fonte de ganhos ou você diminui as despesas. Corta saída, cinema, restaurante, ai é contigo.
Mas segundo um cara super inteligente chamado Roberto Navarro, ele é “o cara” do aconselhamento financeiro. Roberto diz que precisamos viver com dignidade, como é viver como dignidade, nos precisamos ter condições de pagar nossas contas básicas luz, água, escola, supermercado dentre outros fixos. Ah, o que são os fixos, são as despesas que faça chuva ou faça sol, nos precisamos pagar (água, luz, telefone, comida e outros). Esse é o mínimo que devemos ter em outras palavras para sustentar nossas famílias dignamente.
Eu tenho como disponibilizar essa planinha pra quem se interessar. È so mandar um email pedindo e dizendo que viu no blog.

Email: glendasantana@gamil.com 
Posso começar falando que não ter dinheiro realmente deixa o ser humano mal humorado e sem esperança no futuro. Infelizmente tudo gira em torno do dinheiro até para ficar em casa com a família sem fazer nada eu preciso de dinheiro. Sim, eu preciso comprar comida, o suco do meu filho, uma pipoca para ver o filme, enfim, preciso de dinheiro. No fundo eu gosto muito de dinheiro e a culpa é da mãe (precisamos achar o culpado), ela me criou dizendo o tempo todo que mulher precisa trabalhar e ter seu próprio dinheiro estavam errada? Claro que não, por isso aos 27 anos eu já tinha meu apartamento e um carro muito legal.
Sustento-me desde os 21 anos e sempre tive que lidar com o dinheiro, esticando ele para caber no mês. Sem dúvida esse é meu desafio até hoje, mas isso está mudando, não é apenas na minha cabeça, é uma mudança de cultura. Quando vi que estava no buraco e sem fim, eu comecei a rever meus conceitos e me fazer algumas perguntas como: por que estou assim? como cheguei nesse ponto já que tenho planilha financeira? o que vou fazer para melhorar? Foi ai que uma luz acendeu em minha cabeça, vou procurar dicas de pessoas que estavam na mesma situação e saíram do buraco. Passava meus dias ouvindo palestras de educação financeira, lendo artigos e depoimentos, já li muitos livros. È sério, a mudança tem que vir de dentro, caso contrário, eu não vou sair disso. E para completar, preciso fazer duas cabeças entenderem isso, minha e do meu marido.
Nada é fácil nessa vida, essa é minha frase. Na verdade eu nunca consegui nada sem sacrifício então já sei que não vai ser fácil, ou não está sendo fácil. Poxa, ontem fui ao shopping colocar em pratica meu plano de eliminação de dívidas e adivinha, fui provada por uma capinha de celular, é sério, ela estava super barata e eu estou precisando. Mas sai de casa com a cabeça de pagamento não de compra então me senti proibida de comprar aquela capa e sei que posso segurar até o próximo mês quando as coisas vão melhorar.
O plano é o seguinte pagar tudo até 31 de dezembro e entrar 2017 com o pé direito sem dever nada ou quase nada, daí fui com meu parceiro de vida, meu marido e perguntei: “vc aceita passar dois meses sem grana para arrumarmos nossa vida financeira até janeiro?” ele disse que sim e assim está sendo feito, nada de restaurante nem de passeios a menos que seja realmente barato como uma ida a sorveteria para comprar duas bolas por R$ 10,00. Parece exagerado, mas lembra nada na vida é fácil. O futuro vai trazer coisas muito melhor para nossa família.
Ano que vem o desafio é quitar o apartamento, então precisamos juntar um dinheiro bom nesse propósito. Vamos começar a pagar a escola do meu filho e não está barata, mesmo considerando que tenho a ajuda da empresa. Mas assim, a mudança é cultural. Vamos lá!!!


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Bom dia gente,

Acordei pensando no que me aconteceu ontem, bem, eu pedi para meu marido parar o carro bem rápido porque meu filho queria fazer pipi, ao parar veio até nosso carro um homem e disse, "não se assuste eu não quero incomodar mas estou precisando de dinheiro para comprar o leite do meu filho, eu trabalho, mas não tenho como comprar uma lata de leite por R$ 60,00 toda semana e no governo está em falta". Meu marido logo deu um dinheiro trocadinho mas era pouco, então pegamos tudo que tínhamos trocado e meu marido foi correndo atrás de dele. Por que eu estou contando essa história? porque até mesmo as pessoas que estão trabalhando não conseguem viver com seus salários, isso é vergonhoso, imagina o custo para aquele homem está pedindo dinheiro, a vergonha que deve estar passado. Sinceramente, nosso país tem que melhorar, temos que continuar torcendo para continuar as prisões, só assim dá exemplo para os demais não roubarem nosso dinheiro. 

Falando em dinheiro, emprego... gostaria de deixar aqui algumas fontes de vagas. Eu tenho cadastro muito antigo da EVA, aqui vai o e-mail, quem sabe ainda dá para se cadastrar - eva@oportunidadesdetrabalho.com. 

Vou tentar colocar mais alguns no decorrer da semana. :) 

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Boa tarde gente,

Eu simplesmente não consigo abandonar meu blog, sim ...eu quero escrever de novo e tentar ajudar pessoas. Vou tentar colocar mais vagas, sei que atualmente as pessoas estão precisando muito dessa ajudinha.

Vou continuar colocando dicas de como se comportar nas entrevistas, dicas de como elaborar currículo, dicas financeiras (muitas mesmo). Então vamos lá tentar fazer algo diferente para ganhar dinheiro.

Hoje pela manhã eu estava lendo uma reportagem da Exame que falava sobre algumas maneiras de ganhar dinheiro extra. Eu vou postar aqui, achei super interessante.

Beijão e até mais...