quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Como acompanhar meus gastos
Sem dúvida tem que estar tudo no papel ou no eletrônico. Não adianta falar que está tudo na cabeça. Quando você coloca no papel, não sei como acontece, mas vem a mágica da multiplicação e aparecem muito mais coisas do que você pensava que devia.
Não adianta colocar somente as dúvidas grandes, você não deve só isso, tem que colocar tudo, e quando falo tudo é tudo mesmo. Depois que você colocou tudo que você tem para pagar daí você colocar quanto pretende gastar com outras coisas. Vamos lá para os exemplos, você vai colocar todos os custos fixos que você tem para viver, ou seja, aluguel, parcela do carro, luz, água, escola, faculdade, etc. Esse valor você já sabe quanto é, daí vem o quanto você pretende gastar com outras coisas como supermercado, gasolina, restaurante, cinema etc.
Lembrando que antes disso você tem que colocar seus ganhos, ou seja, o salário. Não adianta colocar tudo isso sem saber se você tem como pagar. Precisamos gastar menos do que ganhos, isso é clássico. Uma planilha vai ajudar bastante nesse processo, eu já uso a minha desde 2007, quando meu chefe da época me apresentou ela. Ele disse, na época que tinha quer ser uma coisa bem prática para dar preguiça de preencher e analisar. De fato, ela é super prática, lado esquerdo ganhos e lado direito gasto, no fim fazem a conta de ganho menos gasto e pronto, você consegue muito fácil identificar quanto sobrou ou quanto faltou, e se faltou aí está o problema. Você realmente está gastando mais que ganha. Como resolver? Ou você arruma mais uma fonte de ganhos ou você diminui as despesas. Corta saída, cinema, restaurante, ai é contigo.
Mas segundo um cara super inteligente chamado Roberto Navarro, ele é “o cara” do aconselhamento financeiro. Roberto diz que precisamos viver com dignidade, como é viver como dignidade, nos precisamos ter condições de pagar nossas contas básicas luz, água, escola, supermercado dentre outros fixos. Ah, o que são os fixos, são as despesas que faça chuva ou faça sol, nos precisamos pagar (água, luz, telefone, comida e outros). Esse é o mínimo que devemos ter em outras palavras para sustentar nossas famílias dignamente.
Eu tenho como disponibilizar essa planinha pra quem se interessar. È so mandar um email pedindo e dizendo que viu no blog.

Email: glendasantana@gamil.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário